Questões colocadas por Francisco Gonçalves no período destinado à intervenção dos munícipes.

Boa tarde,
Senhor Presidente da Assembleia e restante mesa,
Senhora Presidente da Câmara e Vereação,
Senhores Deputados e munícipes presentes,

Uma vez que ainda estamos no início deste mandato queria desejar a todos os autarcas eleitos votos de bom trabalho.

Senhora Presidente da Câmara,

Trago aqui três questões, questões estas cujas temáticas estão na ordem do dia.

A primeira já tive a oportunidade de a colocar ao anterior executivo e está relacionada com o acesso aos edifícios públicos por parte dos cidadãos portadores de deficiência. Concretamente, queria perguntar à senhora presidente se está feito o levantamento e a identificação dos casos que não garantem o acesso de todos aos e, também, se existe algum plano de intervenção para a resolução dos problemas identificados?

A segunda está relacionada com a poupança energética na iluminação pública. No que diz respeito à substituição das lâmpadas menos económicas por lâmpadas mais económicas. Existe algum levantamento da situação? Está traçado algum plano para essa substituição?

A terceira prende-se com a intervenção no vale do Arda, a construção da ecopista entre a Vila e Rossas. Esta obra e a intervenção na Alameda (apesar de algumas críticas de no Verão, enquanto as copas das árvores não crescerem, ser uma assadeira) são uma janela de oportunidade para caminhar no sentido de tornar o Arda um rio limpo.

A pergunta que lhe queria fazer é a seguinte – está previsto, após a construção da ecopista, uma intervenção permanente de requalificação do elemento central do vale, o rio, designadamente ao nível da qualidade da água, dos repovoamentos e da limpeza das margens?

Votos de bom trabalho e de um bom ano de 2016!