cartaz2013

Nos últimos tempos temos assistido à degradação da escola pública, ao fim do passe escolar, ao sucessivo aumento de custos que impedem os jovens de prosseguir os estudos; tudo isto aliado a baixos salários, precariedade na relação laboral, desemprego, emigração forçada, destruição da cultura, destruição do associativismo juvenil… Todas estas situações são transversais à juventude portuguesa, e reflectem bem a realidade de hoje que contraria quaisquer aspirações, aniquila o presente e futuro dos jovens e põe em causa o desenvolvimento do país. Como é possível haver progresso e desenvolvimento económico sem uma educação pública para todos, sem um trabalho com direitos, sem aumento real dos salários, sem acesso a uma habitação digna, e sem cultura, desporto ou associativismo? Estas não são meras benesses, são direitos aos quais cabe ao Estado garantir a todos os cidadãos. Como se não bastasse, para se dar à banca e manter os seus lucros de milhões, destrói-se a produção nacional, cortam-se os subsídios, privatiza-se a saúde, a água e qualquer dia o ar!!

Por tudo isto, e porque não aceitamos este desastre, estas políticas e porque há alternativas, a Ecolojovem – «Os Verdes» realiza este ano o seu acampamento em defesa dos direitos dos jovens, para “Pensar o Presente, Construir o Futuro!”

Durante estes dias prevêem-se várias actividades e momentos de convívio, nomeadamente visitas a pontos de interesse, caminhadas, workshops de reutilização de materiais e jogos, nunca esquecendo as tertúlias e debates onde qualquer pessoa poderá encontrar um espaço singular de troca de ideias, discussão de opiniões e partilha de contributos.

Está ainda prevista uma acção de rua, com distribuição de documentos dentro do âmbito do lema eleito, o que potencia sempre um contacto privilegiado com a população local e a oportunidade única de ser uma voz activa da mensagem da Ecolojovem.

Estas actividades serão divididas entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, sendo que o alojamento será no Parque de Campismo de Vila Real. É de destacar ainda que está prevista a presença do candidato da CDU a Vila Pouca de Aguiar, e também deputado d´«Os Verdes» à Assembleia da República – José Luís Ferreira – no debate temático.

A juventude não desiste da sua luta, e nas eleições autárquicas de 29 de Setembro, terá mais uma palavra a dizer contra estas políticas e contra a troika.

Pensa o presente e constrói o futuro com a Ecolojovem!

PROGRAMA DO ACAMPAMENTO

Quarta-feira, 28 de Agosto (Vila Real)

– Jantar de boas-vindas

– Jogos de Animação

Quinta-feira, 29 de Agosto (Vila Real)

– Troço Linha Côrgo (abandonada)

– Visita Parque Florestal da UTAD- Almoço Livre

– Oficina de Reutilização de Materiais

– Oficina de Fabrico de Sabão

– Jantar no Parque de Campismo

Sexta-feira, 30 de Agosto (Vila Real)

– Rally-paper- Almoço Livre

– Acção de Contacto com a população

– Tertúlia com dirigente do PEV

– Jantar no Parque de Campismo

Sábado, 31 de Agosto (V.Pouca Aguiar)

– Barragem de Falperra

– Caminhada pelo trilho “Mamíferos Aquáticos”

– Oficina de Fotografia da Natureza- Almoço Livre

– Acção de Contacto com a população

– Debate sobre “A Crise da Democracia e a Importância do Poder Local” com José Luís Ferreira, candidato da CDU à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar e Deputado do PEV à Assembleia da República (Biblioteca)

– Visita ao Museu Municipal- Jantar no Parque de Campismo

 

Domingo, 1 de Setembro (Vila Real)

– Reunião/balanço do Acampamento

– Piscina

– See more at: http://www.osverdes.pt/pages/posts/acampamento-2013.-ecolojovem-a-pensar-o-presente-para-construir-o-futuro-5271.php#sthash.fu9cvDlB.dpuf