No passado dia 19 de Abril o deputado do PCP, Jorge Machado, visitou Arouca. Tratou-se de uma visita de trabalho focada na questão da Conclusão da Variante. Esta iniciativa começou no largo da Feira de Cabeçais, teve depois uma paragem na ponte da cela e terminou em Arouca, junto ao Museu Municipal, onde foi realizada uma Conferência de Imprensa.

Da visita e da Conferência de Imprensa, sublinhámos três ideias força:

1 – Num quadro parlamentar em que havia condições objectivas para resolver o assunto (situação de maioria relativa do PS) a não aprovação da proposta do PCP, em sede do PIDDAC, pelo PS e partidos da direita e a inviabilização da proposta do CDS pelo PS e PSD impediram de facto a resolução do problema.

2 – José Sócrates prometeu a Variante aos arouquenses e pode cumprir a promessa já durante este ano. É o poder executivo que tutela a EP, Estradas de Portugal, e se, em Setembro de 2009, o primeiro-ministro anunciava ser possível concluir a variante não pode agora, seis meses depois, não o fazer.

3 – O PCP tem, localmente e nacionalmente, a mesma opinião sobre a matéria e continuará a bater-se pela conclusão desta obra, seja através do processo legislativo, seja através da fiscalização da actividade do governo, seja ainda por via da pressão junto do poder executivo.

Ao terminar a Conferência de Imprensa ficou a garantia do deputado Jorge Machado que o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português, apesar de não ter nenhum deputado eleito pelo distrito de Aveiro, está disponível para contribuir na busca de soluções para os problemas da nossa terra.

A Comissão Concelhia de Arouca do PCP